Artigo: A contabilidade na era da mídia social

Um artigo interessante publicado pelo SESCON de Campinas falando sobre as mídias digitais, um exemplo para todos os contabilistas, confira a matéria:

Como sindicatos, escritórios e editoras estão utilizando a internet em busca de divulgação

Houve uma época em que conseguir informações sobre o mundo contábil era extremamente difícil. Os meios de divulgação não eram muitos, demoravam a chegar e nem sempre respondiam as dúvidas de contadores. Esse período de escassa divulgação de dados acabou.

Na época de popularização de redes sociais como o Twitter, o Facebook e o LinkedIn, a informação surge na tela a todo momento. Mais do que isso, os sites, se bem usados, se transformam em poderosas ferramentas de marketing, que podem impulsionar negócios.

Diz o senso comum que a contabilidade é um assunto espinhoso e pesado. Nesse caso, seria difícil que redes sociais fossem uma via de publicação de informações contábeis. A realidade, porém, se encarrega de demonstrar o contrário.

Os perfis relativos à contabilidade, no Twitter, são diversos (veja quadro abaixo). Parte deles tem mais de 3 mil seguidores. É uma quantia significativa para um assunto que, embora seja cada vez mais importante nas empresas, não é popular.

Um escritório de contabilidade em Campinas que faz uso das redes sociais com êxito é o Project Business. Para o sócio-proprietário, Antônio Carlos da Silva, “atualmente não se pode prescindir do uso desse tipo de mídia”.

A Project Business tem um perfil no LinkedIn no qual aparecem o currículo resumido de Silva e os grupos e associações da empresa. No LinkedIn, a Project Business tem mais de 500 conexões, com outras empresas e profissionais. O perfil no site não exige que o usuário o atualize diariamente, o que facilita a manutenção.

“A contabilidade é um instrumento de gestão indispensável para qualquer empresa e o interesse pela ciência contábil é cada vez maior. Isso facilita a disseminação de informações”, afirma José Maria Chapina Alcazar, presidente do Sescon-SP.

Para Carlos Eduardo Moura, da Happy Hour Comunicação, que trabalha com comunicação corporativa e mídias sociais, os perfis de Twitter que mais se destacam são aqueles que não falam o jargão clássico. “Eles utilizam uma linguagem clara, acessível, que cria empatia com um público maior”, acredita.

Poder de influência

O poder de influência das mídias sociais tem se tornado tão grande que há profissionais que afirmam que a mídia tradicional, como jornais e revistas, se tornou ultrapassada frente a necessidades dos escritórios de contabilidade.

“Uma empresa que conte com uma agência que saiba trabalhar corretamente e com método em mídias sociais tem uma proposta mais inteligente do que a que investe em mídias tradicionais”, diz Tatiana Pezoa, da C2CBalloon, outra empresa a trabalhar com novas mídias. Para Moura, “não vale muito a pena um escritório de contabilidade investir em mídias tradicionais. É muito mais interessante a própria empresa fazer o seu próprio canal de comunicação”.

É verdade, entretanto, que, dependendo do tamanho da corporação, a mídia tradicional ainda é interessante. “As mídias tradicionais são e serão sempre eficazes”, reflete Alcazar. “Mas não se pode desprezar o poder de disseminação e de comunicação das mídias sociais, que tendem a aumentar gradualmente”, complementa.

Ferramenta de marketing

Os escritórios e sindicatos de contabilidade têm utilizado as mídias sociais também como ferramenta de marketing.

O Sescon-SP é um dos sindicatos que melhor utilizam o Facebook. São 4 perfis, cada um voltado a uma necessidade específica. O perfil da Unisescon se dirige aos cursos da universidade e o do Sescon Solidário é para ações beneficentes. Há ainda o próprio perfil do órgão e o voltado ao PQEC (Programa de Qualidade das Empresas Contábeis).

Tanto Moura quanto Pezoa acreditam que a busca por novos clientes é uma vantagem da utilização das mídias sociais. “Mas leva-se algum tempo. Uma campanha para apresentar resultados de vendas leva até 9 meses”, afirma Pezoa. Para Moura, “o trabalho deve ser feito com persistência e olhando-se para o longo prazo. O resultado não surge do dia para a noite”.

A Editora Portal Tributário, por exemplo, tem realizado esse trabalho com competência. “Nosso objetivo nas redes sociais é a atualização profissional de nossos clientes, que nos escrevem dizendo que obtiveram resultados com a ajuda dos perfis”, afirma a assessoria de imprensa. A editora comanda 4 perfis no Twitter (@normaslegais, @guiatrabalhista, @guiacontabil e @guiatributario) e além disso está presente no Facebook.

Vantagens de um perfil próprio

Um escritório de contabilidade que queira ter o seu próprio perfil no Twitter ou Facebook deve ter bem claro o seu objetivo. Se souber trabalhar com as mídias, em relação a conteúdo postado ou medições de retorno, tem como iniciar o trabalho por conta própria.

Caso contrário, o ideal é procurar uma agência de comunicação que detenha o conhecimento necessário para que um perfil não seja uma perda de tempo.

Não são poucas as vantagens de um perfil próprio em uma conta como o Facebook ou o LinkedIn. Ele permite demonstrar que a empresa detém grande conhecimento sobre o assunto com o qual trabalha, que está atualizada com as últimas notícias da área, que é confiável e sólida.

“Uma empresa de contabilidade pode ajudar empresários que estão iniciando ou responder dúvidas de empresários sobre, por exemplo, como pagar menos impostos”, afirma Moura.

Pezoa dá a dica: “As pessoas só se interessam e seguem marcas se elas agregam valor a suas vidas”. Ela recomenda que os escritórios publiquem informações sobre impostos, imposto de renda, assuntos voltados a micro e pequenas empresas, aposentadoria e dúvidas sobre registros de funcionários.

Moura também indica que não adianta criar um perfil nas redes sociais e atualizar de vez em quando. “Nesse quesito, frequência é fundamental”.

Facebook, Twitter ou LinkedIn?

A primeira escolha após a decisão de investir em mídias sociais é em relação ao site em que o perfil será feito. No caso dos escritórios de contabilidade, muitos acabam por preferir montar um perfil no Facebook, porém sem fazer atualizações constantes. O resultado, em geral, é que são poucos os seguidores e o resultado, em termos de vendas, é pífio.

Para Carlos Eduardo Moura, da Happy Hour Comunicação, o ideal talvez seja começar pelo LinkedIn ou pelo Empreendemia. O LinkedIn é a maior rede de contatos profissionais do mundo e o Empreendemia se constitui em uma rede voltada a empresas (sobretudo micro e pequenas). Depois, partir para o Facebook e o Twitter.

10 perfis para seguir no Twitter

  • @guiacontabil (contabilidade e escrituração)
  • @rfbrasil (Receita Federal do Brasil)
  • @contabilidade (contabilidade e auditoria)
  • @guiatributario (atualização tributária)
  • @RedeRNC (rede nacional de contabilidade)
  • @fipecafi (pesquisas e cursos)
  • @classecontabil (consultoria gratuita)
  • @CVMEducacional (Comissão de Valores Mobiliários)
  • @forumcontabeis (notícias sobre contabilidade)
  • @contabnatv (contabilidade na TV)

O que são mídias sociais

As mídias sociais são sites na internet que reúnem pessoas e empresas. Cada pessoa/empresa detém um perfil, que nada mais é do que uma página contendo informações sobre o seu autor. Nas mídias sociais, trocam-se informações, fotos, vídeos, mensagens e qualquer outro tipo de informação digital.

Entre os sites mais conhecidos estão o Twitter, o Facebook e o LinkedIn. Cada um deles possui uma forma de uso e um design diferenciado. O Twitter é um micro-blog (“diário”) que permite que o usuário mande textos com até 140 caracteres para seus seguidores. No Facebook, os usuários criam perfis com suas fotos e listas de preferência, trocando mensagens privadas e públicas (no caso de empresas, criam-se páginas corporativas). O LinkedIn, por sua vez, é voltado principalmente a expor perfis profissionais.

FONTE: SESCON CAMPINAS – JORNAL EDIÇÃO 17

Os principais perfis da CF Contábil são:

 

https://www.facebook.com/cfcontabil

https://twitter.com/cfcontabil

https://pt.foursquare.com/cfcontabil

Conecte-se, siga-nos, faça check in e saiba mais sobre nossos serviços com nossos funcionários e colaboradores! Estamos aguardando seu contato!