Férias do empreendedor
5 razões para tirar um tempo de descanso
Os compromissos não param de surgir? As tarefas parecem se multiplicar a cada segundo? Você está sempre ligado no “220?? Pois é, ser empreendedor passa por esses desafios, principalmente quando se tem uma micro ou pequena empresa, pois, nesse caso, as responsabilidades tendem a cair todas sobre aquele que está à frente do negócio.
Tirar férias, como assim?
Porém, é preciso ponderar. Ninguém é de ferro e até mesmo esse camarada tem direitos fundamentais como qualquer outro mortal. Um desses direitos é o descanso. Ok, a gente sabe que o pequeno empreendedor tem de estar diretamente e o tempo todo cuidando daquilo que é seu, sobretudo durante os 3 primeiros anos. Sua presença faz toda a diferença para o andamento das atividades, e é justamente por isso que se ele não estiver bem a empresa também não estará.
Portanto, dar uma paradinha básica a fim de reabastecer as energias e as ideias é mais que necessário. Obviamente que isso deve ser feito de maneira planejada. Com cuidado e organização nada será prejudicado. O intuito é que o trabalho flua de maneira saudável e produtiva, tanto para a organização quanto para o ser humano que está o conduzindo.
Agora no fim do ano muitos desses pequenos empreendedores, como você, estão se perguntando: será que eu posso tirar férias? A resposta é: não só pode como deve. Quer dizer,cada negócio tem uma dinâmica própria, a qual deve ser respeitada. Fique atento! Muitos deles têm sua demanda reduzida no período das festas ou no começo do ano, enquanto outros, como hotéis e pousadas, recebem uma procura acima da média. Nesse segundo caso o afastamento entre dezembro e janeiro não é nada indicado. Aliás, a dedicação aí deve ser redobrada. Haverá outras ocasiões mais tranquilas que permitirão o tão merecido descanso. O segredo, como falei, é o planejamento.
Bem, tendo em vista todas essas variáveis que giram em torno do tema, vamos começar hoje uma série que batizei de “Férias do Empreendedor”. Com este, serão 4 posts abordando questões relacionadas, cada um com 5 dicas para tornar esse momento ainda mais oportuno. Como esses conteúdos se complementarão, o ideal é que você siga acompanhando o blog, ok?
Para começar vamos dar boas razões, especialmente aos cabeças-duras, a respeito do fato de que:
Você deve tirar férias porque…
1. É bom para a saúde: O corpo e a mente se cansam, ficam estressados e geram consequências que comprometem o indivíduo, como dores nas costas e de cabeça. Além disso, de acordo com informações do infográfico do site da Intuit, pesquisas mostram que homens que tiram férias são 32% menos propícios a morrer de ataque cardíaco. Já mulheres que não tiram esse tempo para descansar são 8 vezes mais suscetíveis a sofrer de doenças cardíacas em relação àquelas que saem de férias duas vezes por ano;
2. Te obriga a planejar: Antes de se ausentar da empresa é necessário verificar se está tudo ok e ainda organizar com antecedência suas coisas pessoais e profissionais. Dessa forma, você passa a ter uma visão geral da casa, se esforçando para deixá-la em ordem, tanto para antes de sair quando para quando voltar;
3. Dá novo ânimo: Depois de um ano inteiro de muito trabalho, pensar nas férias e planejá-las ajudará a arejar a cabeça e as energias. Se envolvendo nesse “projeto” você terá um estímulo novo para encerrar com chave de ouro mais um ciclo;
4. Novas ideias virão: Visitar lugares diferentes, conhecer outras pessoas, ficar perto de quem se ama, se desligar do estresse cotidiano e descansar exercerá um incrível poder terapêutico e ainda ampliará o seu repertório, fazendo com que você tenha novas ideias e inspirações, inclusive com relação aos negócios. Somado a isso, sua produtividade aumentará quando retomar o trabalho;
5. É interessante que outras pessoas assumam mais responsabilidades: Sua estrutura é enxuta, mas isso não significa que você tenha que cuidar de absolutamente tudo 24 horas por dia. Uma vez ou outra não será possível estar na empresa ou reponder por ela, e para esses casos é fundamental contar com alguém de confiança. Isso ajuda a dividir a responsabilidade e a treinar uma pessoa para ser aquele “braço direito”. Que tal começardelegando funções agora nas férias?
Veja bem, ninguém está dizendo para você se afastar 1 mês inteiro da empresa – sobretudo para quem está no começo isso seria um tanto desastroso. Reserve uma ou duas semanas, se for o caso. Analise sua situação e veja o que é possível fazer, só não deixe de separar um tempo de descanso durante o ano.
Aproveitando que eu citei o infográfico da Intuit no tópico 1, veja você mesmo o que o material revela (os dados são de 2011):
Interessante, não? Mas a pauta continua! No próximo post vou falar das 5 providências que devem ser tomadas antes que você tire as suas merecidas férias.
Fonte: http://bobsoftware.com.br/ferias-empreendedor-razoes-tirar-tempo-descanso/