Tecnologia e Contabilidade

Como surpreende o ritmo das inovações e a tendência mundial com os rápidos avanços tecnológicos atualmente. É um processo sem volta, que vislumbra um tempo novo surgindo. É possível ressaltar que o impacto é sentindo em todas as áreas de negócios e até da vida cotidiana.

A evolução é um fato que atualmente se sabe é necessário, se aperfeiçoar intelectualmente e uma atualização constante são primordiais para qualquer profissão, pois as mudanças acontecem numa velocidade impressionante.

Quando soube da ideia do Sebrae de realizar um evento inédito em Brasília para ensinar empresários a se adaptarem às novas tendências tecnológicas do mercado, o Sebrae Capital Digital, marcamos presença. E nos impressionou superando as expectativas.

“Estamos aqui para preparar um lojista, um comerciante, um prestador de serviços. Ele precisa usar o canal digital como ferramenta de interação com o cliente”

Valdir Oliveira, superintendente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Distrito Federal (Sebrae-DF)

Um grande momento para capacitação em empreendedorismo, marketing digital, aplicativos e novas tecnologia, e dando o suporte para podermos gerar conteúdos novos, ajudar os futuros empresários nos desafios de empreender e trazer mais inovações para as nossos clientes.

Então, após o evento, surgiu uma reflexão sobre qual é o perfil dos profissionais exigida pelo mercado neste ambiente digital. Acompanhe alguns pontos que destaquei.

Primeiro, temos que ter a ideia do que seria um perfil ideal: seria aquele que busca uma melhor e maior qualificação técnica alinhada a uma visão de negócios e habilidades consultivas e de alta comunicação são os principais.

Ou seja, colocando em prática é deixar definitivamente de executar uma tarefa exclusivamente operacional, e abandonado o apelido de “despachante do governo” de vez para tornar-se aliado das empresas a um ponto mais estratégico nas tomadas de decisões e gestão de negócios.

E veja que o avanço da tecnologia nos traz inúmeros benefícios, como segurança de dados, tempestividade nos processos e uma qualidade nas informações recebidas e prestadas, especialmente com a difusão dos celulares e dispositivos móveis com internet rápida e a tecnologia em nuvem.

Contudo também não podemos descartar alguns riscos que somos expostos quando ocorre mudanças de sistemas e adaptações novas ao modelo da antiga Contabilidade.

E será que os profissionais serão substituídos por robôs inteligentes ou plataformas autônomas de gestão? Seguindo esse pensamento e houver alguma falha sistêmica, a quem seria atribuída a responsabilidade dos erros? Ou a questão da vulnerabilidade como no caso de um ataque hacker, ou mesmo em situações que podem ferir o código de ética? Afinal, um computador ou um sistema não percebe valores e princípios, e é neste ponto que entra o importante e insubstituível papel do contador.

Alguns sistemas nasceram com a aparência de que não é necessário um contador , um exemplo seria a contabilidade dita “on-line”, onde o empresário é responsável por alimentar e executar os procedimentos contábeis dentro de um sistema integrado ao financeiro que compilaria todos os dados e onde todo o processamento seria de certar forma “automatizado”. Este é um exemplo de processo que pode permitir distorções, pois as informações produzidas podem não são ser submetidas a supervisão direta de um profissional da contabilidade, confiando tão somente que o sistema realiza a verificação das informações.

“O contador, no papel de preparador das demonstrações contábeis e, também, o auditor, no papel de revisor dessas mesmas demonstrações, têm o compromisso público de levar toda a verdade aos usuários das informações produzidas. Esta é a postura que a sociedade espera do profissional da contabilidade e é, também, a única razão pela qual a profissão é regulamentada em lei.”

Zulmir Ivânio Breda – Presidente do CFC

Finalizando, a nova era da tecnologia está aí para quem quer estudar, se aprimorar e inovar no mercado. Entender a necessidade das organizações, realizar um planejamento eficiente e preciso ao negócio das empresas e escutar as “dores” dos clientes e buscar as soluções assertivas não serão serviços realizados por um robô, e sim por um profissional antenado, aberto a mudanças e repleto de orgulho por auxiliar na superação das dificuldades dos empresários e no alcance do sucesso nos empreendimentos dos clientes!

Em nossas redes sociais estamos trabalhando para disponibilizar um conteúdo prático, para ser executado e aplicado de forma imediata, para auxiliar no seu negócio e na sua qualidade de vida.

Colabore também com suas dúvidas e experiências, e compartilhe!

Instagram: https://instagram.com/cfcontabil

Facebook: https://www.facebook.com/cfcontabil

Valdir Oliveira , Sebrae-DF

Empresário Contábil, Consultor na área Empresarial e Tributária, Especialista Imposto de Renda Pessoa Física