Último dia para o IRPF 2015 é hoje!

Faltando poucas horas para encerrar o prazo da Declaração do Imposto de Renda ainda tem muito contribuinte em busca de acertar as contas com o leão.

irpf2015

E para quem deixou a declaração do Imposto de Renda 2015 para as últimas horas do prazo, às 23h59min de hoje, vale ficar atento às principais dúvidas dos contribuintes.

leao

Veja alguns pontos importantes:

Multa para quem perder o prazo
Quem não declarar até as 23h59h desta quinta-feira, paga multa de R$ 165,74 no mínimo, podendo chegar a um máximo de 20% do imposto devido. O sistema da Receita só aceitará novas declarações a partir das 8h do dia 4 de maio. A exceção é paramoradores de Xanxerê, que terão até dia 31 de julho para declarar, em função do tornado que atingiu a cidade.

Documentação incompleta
Os especialistas recomendam que mesmo que faltem alguns documentos, o contribuinte declare o imposto e faça uma “declaração retificadora” assim que consegui-los, para incluí-los na declaração. Só o que não pode faltar nesta primeira etapa são os rendimentos tributáveis (salário, aposentadoria, aluguel, pensão alimentícia, etc.) porque influenciam o resultado da declaração, e podem gerar multa se não forem declarados.

Declaração retificadora
Essa declaração é feita no mesmo programa usado para a declaração original, caso tenha faltado algum documento ou algum valor ou dado tenha sido preenchido errado. Não há prazo para preenchê-la, mas deve ser feita o mais rápido possível, para evitar cair na malha fina. É preciso ter em mãos o número do recibo da declaração anterior. Caso não saiba, procure um posto da Receita Federal.

Declaração simplificada x completa
Não é preciso saber qual tipo se encaixa melhor em cada caso, pois o próprio sistema da Receita Federal indica a melhor opção, logo após o preenchimento da declaração.

Como declarar
A declaração pode ser preenchida no computador, com a utilização do programa gerador, ou em dispositivos móveis, como tablets ou smartphones. Para isso, é necessário usar o aplicativo m-IRPF ou acessar diretamente o site da Receita Federal, por meio do Centro Virtual de Atendimento (e-CAC).

O canal da Receita no Youtube disponibiliza vídeos tutoriais e tira-dúvidas. Veja um exemplo:


Fonte: http://diariocatarinense.clicrbs.com.br/sc/economia/noticia/2015/04/imposto-de-renda-o-que-voce-precisa-saber-no-ultimo-dia-de-declaracao-4750895.html