Imposto de Renda 2017: MEI, como declarar os rendimentos?
Com o início do período de entrega do do Imposto de Renda de 2017 – de 2 de março a 28 de abril -, dúvidas começam a surgir sobre o processo de declaração. Através do serviço tira-dúvidas lançado por O GLOBO e Extra, leitores enviaram perguntas sobre como deve ser a relação do rendimento de cidadãos que possuam titularidade de Microempreendedor Individual (MEI)
Segundo Samir Nehme, advogado tributário e vice-presidente operacional do Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro, o fato de ser MEI não implica na declaração de imposto de renda – a não que a microempresa extrapole o limite de receita anual de R$ 60.000. Caso se mantenha dentro deste teto, a microempresa não precisa declarar sua renda. Apesar disso, o brasileiro que tem MEI deve prestar contas à Receita Federal como pessoa física.
Com a isenção da tributação federal, o microempreendedor individual precisa, por outro lado, apresentar anualmente o valor de seu faturamento através da Declaração Anual do Simples Nacional (Dasn), que deve ser entregue no ultimo dia útil do mês maio do ano seguinte. A receita é discriminada na Dasn, enquanto o lucro obtido deve constar na declaração de IR, sendo considerado como rendimento isento e não tributável – desde que dentro do limite citado acima.
Fonte: Portal do Empreendedor de 03.03.2017
Sou mei e tenho uma conta bancária na pessoa jurídica, tenho que declarar esta conta, seu saldo? Se sim, como declarar?
Olá Daniel, a conta bancária em nome de pessoa jurídica não deve ser informada na DIRPF, somente o lucro proveniente do MEI (CNPJ) no campo de isentos e não tributáveis.
É preciso respeitar o princípio contábil da ENTIDADE, que nos orienta sobre a separação dos patrimônios da empresa e de seus respectivos sócios ou proprietários, fazendo com que os atos e fatos ocorridos no patrimônio daquela sejam registrados de forma autônoma ao patrimônio destes, ou seja, que os registros contábeis sejam feitos de forma separada para cada entidade.
Preciso do dctf de janeiro 2017 mas não sei como obter alguém poderia me ajudar?
Olá Odair, o PGD para a DCTF Inativa não está liberado, um novo prazo foi estabelecido: http://cfcontabil.com/cf/pgd-dctf-inativa-2017-novo-prazo-julho2017/